Importância cultural e econômica do bordado é tema do Panorama

Segundo estudo do IBGE, o bordado é a atividade artesanal mais difundida no País, embora pouca gente saiba disso. O bordado aparece à frente dos trabalhos em madeira e em barro e, em Minas, é uma atividade econômica presente em 709 municípios.

Além de importante fonte de renda para centenas de famílias mineiras, o bordado é um ofício passado de mãe para filha há alguns séculos, sendo importante registro cultural de uma época. Por tantos motivos, o assunto foi escolhido como tema do Panorama, da TV Assembleia, nesta semana. O programa vai ao ar a partir das 19 horas de quarta-feira (6), à 1 hora da manha de quinta (7) e 7 horas e 18h30 de sábado (9).



Foram convidadas para falar sobre o assunto a pesquisadora da História do Bordado, Maria do Carmo Guimarães Pereira, e a artesã da Central Mãos de Minas, Marilene Alair. As duas participantes defenderam mais incentivos à formação de mão de obra e de cursos profissionalizantes para não deixar que esse ofício se perca com o tempo.


"A geração de hoje está muito técnica, informatizada, não tem tempo para ficar ali, ponto a ponto, esperando nascer um bordado. A ideia de uma escola para ensinar essa técnica é muito boa para formar novos talentos e para não deixar perder essa tradição", explica Marilene. Já Maria do Carmo lembrou que o bordado é um ofício que, no passado, era executado pelos homens e que as mulheres os ajudavam, mas pouco apareciam.


Com profundos conhecimentos da história do bordado, Maria do Carmo destacou ainda a importância artística da atividade. "O bordado é a única das artes que é permitido ver o avesso dela. O capricho de uma bordadeira e a qualidade do trabalho são conferidos pelo avesso."


Fonte: ALMG

Um comentário:

Departamento de Missoes em Palestina disse...

ola

Meu nome é Cleberson, sou estudante de Psicologia e formaçao em Psicanalise. Estou escevendo um artigo sobre Uma Analogia entre o inconsciente e a musica: O QUE EU NÃO CONHEÇO de Jorge Vercillo. Existe um trecho da musica que dis:

O mais importante do bordado
É o avesso, é o avesso

gostaria de saber mais sobre essa importancia e mais sobre Maria do Carmo citada por voce, quando fala: "O bordado é a única das artes que é permitido ver o avesso dela. O capricho de uma bordadeira e a qualidade do trabalho são conferidos pelo avesso."

segue abaixo meu e-mail:
clebersonalves22@hotmail.com